sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Um terço da comida que você come contém agrotóxicos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um relatório que aponta a alta presença de agrotóxicos nos alimentos consumidos no Brasil. Das 3.130 amostras de 20 alimentos (frutas, verduras, legumes e grãos) analisados durante o ano de 2009, 29% apresentaram algum tipo de irregularidade, como resíduos de agrotóxicos acima do permitido e ingredientes ativos não autorizados.

Os Campeões


 

o pimentão foi o primeiro da lista das irregularidades - 80% das amostras analisadas mostraram algum problema.
  


 A Uva com 56,4% das amostras irregulares foi a segunda colocada.
  
Sendo o pepino com 54,8% das amostras contaminadas por venenos diversos o terceiro colocado. O morango (50,8%) vêm a seguir. Já as batatas você pode comer tranquilo: só 1,2% das amostras analisadas apresentaram irregularidades.


O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da Anvisa monitorou 20 culturas em 26 estados. Das amostras coletadas em 2009, 26,9% foram rastreadas até o produtor ou associação de produtores, 5,2% até o embalador, 64,9% até o distribuidor, e apenas 3% não foram rastreadas.
Vale Lembrar
A Anvisa reconhece que agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados no Brasil sem levar em consideração a existência ou não de autorização do governo.
O PIOR
Em 15 das vinte culturas analisadas foram encontrados ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica junto à Anvisa, principalmente no pimentão e no pepino, contaminados com endossulfan (LINK: http://amarnatureza.org.br/site/agrotoxico-endossulfam-sera-proibido-no-pais-so-em-2013,64386/ ). A Anvisa também encontrou cebolas e cenouras contaminados com acefato, e metamidofós em pimentões, tomates e alface. Essas três substâncias são proibidas em vários países por terem elevado grau de toxicidade aguda comprovada e causarem problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer.
Aos consumidores, a Anvisa orienta que se procure produtos com origem identificada. Escolher produtos "da época" também é fundamental, assim como processo de lavagem e retirada de cascas e folhas externas de verduras. O ideal seria a opção por alimentos orgânicos, que não utilizam produtos químicos para serem produzidos.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/03112010/48/manchetes-terco-da-comida-voce-come.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário