quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AMORA PRETA NATURAL

Amora Preta Natural

Olá pessoal, desde 27 de outubro de 2009 que o Açaí & Café está vendendo amora preta em embalagens de 250g. Nossa amora é cultivada a 1850 metros de altitude no Sítio Pinheiros da Serra, sem adição de agrotóxicos e irrigada com a mais pura água da Serra da Mantiqueira.

A fruta pode ser consumida ao natural, ou usada no preparo de doces, geléias, conservas, sucos, polpas, sorvetes, iogurtes, tortas, bolos e outros. A fruta é altamente nutritiva e de baixa caloria, contém 85% de água, 10% de carboidratos e elevados teores de vitaminas A e B, potássio e cálcio (40 miligramas de cálcio e 245 mg de potássio por 100 gramas de fruta).

Fitoquímicos, tais como, as antocianinas estão muito presentes na amora preta, sendo este composto relacionado ao combate de doenças crônicas como câncer e doenças cardiovasculares. O uso da amora preta vem se expandindo para fins medicinais, como uma planta anti-cancerígena, pela ação do ácido elágico e também no combate a osteoporose, devido a sua concentração elevada de cálcio (40mg/100g fruto).

Outra utilização crescente, é como tônico muscular nas práticas desportivas, pois alto teor de potássio é encontrado no fruto (245mg/100g fruto). O fruto da amoreira é depurativo do sangue, anti-séptico, vermífugo, digestivo, calmante, diurético, laxativo, refrescante, adstringente, etc. Poderosas propriedades anti-oxidantes por sua combinação de vitaminas C com E. A amora preta contém pectina em abundância, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.E muito recomendável aos que tem o organismo saturado de ácidos, como os que sofrem de reumatismo, gota, artrite, etc.

O suco de amora, quente, adoçado com mel, tem bons resultados em casos de afecções da garganta, amidalite, rouquidão, inflamação das cordas vocais, das gengivas, aftas, etc. As flores frescas são diuréticas e muito úteis no tratamento das vias urinarias.

De acordo a um estudo publicado pela revista Jornal of Neuroscience, as propriedades nutritivas das amoras pretas conservam o equilíbrio, a memória e a coordenação motora das pessoas de idade avançada.

Para deixar vocês com mais água na boca, faça esta broa utilizando amoras pretas firmes e doces. Sirva ainda bem quentinha e aprovite esta deliciosa novidade para a hora do seu café da tarde!

“Broa delícia de amora preta com limão”

 

Broa de Amora Preta com Limão

Ingredientes para 8 fatias

  • 115 g de farinha de trigo branca com fermento, mais um pouco para polvilhar
  • 115 g de farinha de trigo integral com fermento
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 55 g de açúcar
  • 55 g de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
  • raspas finas de 1 limão
  • 85 g de amoras pretas frescas, miúdas e firmes
  • 120 ml de leitelho, ou mais, conforme a necessidade (se não encontrar leitelho, use creme de leite fresco azedado com limão: acrescente 2 colheres de chá de suco de limão a uma xícara de creme de leite fresco)

Tempo de preparo

15 minutos

 

Tempo de cozimento

20-25 minutos


Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 200°C. Numa tigela grande, peneire as farinhas de trigo branca e integral e o fermento em pó. Adicione o açúcar. Junte a manteiga e amasse com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente as raspas de limão e, cuidadosamente, as amoras-pretas. Não misture demais, pois as amoras se desmancham facilmente. Usando uma espátula, adicione o leitelho com cuidado para não esmagar as amoras. Se houver pedaços secos de massa no fundo da tigela, adicione um pouco mais de leitelho. Assim que a mistura der liga, tornando-se uma massa mole, retire-a da tigela e coloque-a numa superfície enfarinhada para amassá-Ia delicadamente 2 a 3 vezes, formando uma bola grosseira.

Alise a massa com as mãos, a fim de formar um círculo de 18 cm de diâmetro e transfira-a para um tabuleiro untado. Com o lado oposto ao gume de uma faca, faça as marcas de oito fatias. Polvilhe com um pouco de farinha de trigo branca.

Asse por 20 a 25 minutos ou até estar dourada e crescida. Sirva quente, quebrando-a nos locais demarcados. Esta broa é mais saborosa quando consumida logo depois de assada, mas ainda estará boa no dia seguinte. Conserve-a num recipiente hermético.

Dica do Açaí & Café

Várias receitas podem ser desenvolvidas com essa fruta. Basta colocar a criatividade em prática. Aproveite o calor e bata as amoras pretas no liquidificador com Frutas e Iogurte de sua preferência e conte para gente sua experência.
Comente esse post dizendo o que você achou da Amora Preta e como foi misturar Amora Preta com outras frutas e iogurte. Estamos anciosos para saber da experiência de vocês.

Até a proxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário